Avançar para o conteúdo principal

Identificar ricos (ou como dar a volta ao texto em 17 parágrafos)

Consigo identificar um rico à distância. Que é como quem diz, sem ter que lhe ver o extrato bancário. É um dom como outro qualquer. E como a minha cabeça precisa de fazer associações, crio uma espécie de estereótipos. E quem nunca usou um estereótipo que atire a primeira pedra.

Os ricos têm todos a mesma cara, são parecidos uns com os outros, parece que nasceram todos da mesma mãe.

Olha-se para um rico e sabe-se que é rico. Como também se olha para um pé rapado com a mania das grandezas e se sabe que é só um pé rapado com a mania das grandezas, não é um rico.

Os ricos têm todos o mesmo tipo de cabelo, de corte e o mesmo tipo de penteado.

Os ricos devem ter uma tabela de pesos aceitaveis e só podem engordar a partir de certa idade. Por isso, em geral, são magros.

Usam as mesmas marcas de roupa.

Viajam para os mesmo sítios, nas mesmaa alturas do ano. As melhores.

Têm o mesmo sotaque, a mesma musiquinha na voz, devem ter nascido todos em Lisboa.

Sempre ouvi dizer que orelhas grandes são orelhas de rico; às vezes bate certo. Mas o tamanho auricular não entra na minha lista de estereótipos de pessoas ricas.

Os ricos precisam de descansar sempre mais que os outros, talvez a riqueza lhes sugue a energia.

Mas isto de ser rico tem que se lhe diga. Ser rico é alguém com meio milhão no banco? Com mais? Com menos mas mais do que eu?

Ser-se rico é relativo. É-se rico para uns, não se é para outros. E aqui já precisaria do extrato bancário para catalogar cada ser que encaixa nos estereótipos cima, uns mais consensuais que outros, é certo, mas isto cada um com os seus e quem nunca fez este tipo de associações atire agora a segunda pedra.

É preciso atingir um certo estatuto para se ser identificado como rico pelos pares. Um novo rico não cabe nesta forma às primeiras.

Um vencedor do Euromilhões que não fosse já abonado de certa forma, não é bem aceite pelo clã. É preciso vir de uma família de ricos para entrar no grupo sem convite. Pode nunca ter feito nada na vida, pode ter herdado tudo e adorar torrar dinheiro finito, mas é da família, chega.

Identificamos e usamos estereótipos em que, achamos, não encaixamos. Servem basicamente para catalogar os outros e os arrumarmos nas prateleiras da nossa cabeça.

Posto isto, não me considero rica. Não tenho orelhas grandes (mas esta não conta), não tenho aquele cabelo, aquela musiquinha lisboeta na voz nem vou três vezes por ano ao estrangeiro para descansar. Mas certamente estas não serão as características que identificam os ricos para toda a gente. Não sou rica em dinheiro mas sou rica noutras coisas e essas não têm preço.

Correndo o risco de descredibilizar tudo aquilo que aqui escrevi, porque a música em causa não é consensual no seu mundo (já que foi apenas a música de uma série de televisão que nem é originalmente nossa), há uma letra que muita gente conhece que descreve isto muito bem:

Não tenho nada e tenho tudo
Sou rico em sonhos e pobre em ouro
Mas que me importa se todo esse dinheiro
Não compra amigos, estrelas e o amor verdadeiro


Sejam felizes, sonhem e... deem a volta a tudo o que vos der na real gana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem publicada n°200

Pensei em dissertar sobre as amarguras da vida, a pouca sorte. A inveja das coisas dos outros. O facto dos outros terem sempre mais, melhor e mais fácil. Dos outros não terem problemas e de terem saúde e sorte 365 dias por ano. De tudo lhes correr bem, como planeado e sem dissabores. Pensei depois que tudo isso é uma ilusão. Que todos achamos isso dos outros e que nós também somos os outros na percepção deles. Que amarguras todos temos, apenas uns gostam mais de falar delas que outros. Pensei que a pouca sorte depende sempre do ponto de vista, da circunstância, do momento. Do estado de espírito. Daquilo que para cada um de nós é mais relevante. Do que mais nos importa conseguir ter ou atingir. Pensei que a inveja só existe porque na verdade não calçámos os sapatos do outro. Porque à distância tudo parece bonito e fácil, mas ao perto não é bem assim. Que nem toda a inveja é má, mesmo que nos deixe um amargo de boca. Às vezes a inveja é a gasolina para fazer andar o nosso motor, aquele q

Penny... Penny... Penny

A minha POC (que, como já vos disse um dia, não foi diagnosticada, mas está altamente comprovada) consegue ser bastante cansativa. Obriga-me a demorar o dobro ou o triplo do tempo a fazer as coisas e dá-me cabo do juízo. Sim, eu sei, é difícil entender como raio é preciso verificar 2 e 3 vezes se está realmente fechada uma porta que se acabou de fechar. É difícil aceitar que um objecto deva estar milimetricamente alinhado em cima do móvel ou o caos está instalado naquela divisão. É difícil entender como alguém não consegue resistir à necessidade, aparentemente infundada, de fazer a coisa A ou de não fazer a coisa B. É difícil mas, por favor, mesmo que custe, aceitem e ao menos finjam que entendem. Porque não é mais fácil para quem tem que lutar diariamente com estes fantasmas. É cansativo, desesperante. Eu sei que fechei a porta e acabei de confirmar, mas a minha cabeça só descansa se verificar novamente. E voltar a verificar depois. Pode ser a porta de casa, como pode ser a do carro o

Ela é que manda nas outras e eu digo "Oh Cristina, não sejas assim!..."

Brinquei muito sozinha. Não tenho irmãos e a prima mais próxima em idade só mais tarde se tornou minha amiga. As outras primas a seguir estavam longe, só brincávamos duas vezes por ano e a outra prima só apareceu 8 anos depois de mim (o que é uma seca quando se quer brincar a sério. Sim, brincar a sério exige uma idade para tal; antes disso não se sabe brincar a sério, só se brinca a brincar e isso não tem graça nenhuma). E sim, isto de ser família não significa que as pessoas estejam todas próximas e muito menos que gostem todas umas das outras (às vezes só fingem que gostam e outras tantas gostam mas, de repente, deixam de gostar). É por isso que se diz que os amigos são a família que escolhemos. A que nos calha em sorte à nascença nem sempre nos enche as medidas e temos que mandar vir de fora. Voltando ao ponto. Brinquei muito sozinha. Não tenho irmãos, as primas estavam longe (emocionalmente, em espaço ou em idade) e, por isso, grande parte do tempo era passado a brincar sozinha. P