Avançar para o conteúdo principal

Não chegas lá a baixo primeiro que eu (ou a arte do "desmaricanço")

E não chegou. É difícil competir na modalidade de descer escadas com alguém que, mesmo sem querer, ousa tirar os pés do chão. 

"Oh mãaaeee!... A Cristina caiu!"

Mas a Cristina caiu num tempo em que se podia cair. Em que as pessoas caiam, levantavam-se, sacudiam o pó (no meu caso, lavavam a cara) e seguiam a sua vida desde que não estivessem para morrer.

Caí numa altura em que um acidente, mesmo que fora de casa, não era tragédia nenhuma. Em que não vinham os paizinhos a correr. Em que ninguém panicava porque não havia polícias da moral e porque, na verdade, não havia necessidade.

Caí mas ganhei a competição, por isso a queda nem contou.

Decidi competir com a A.L. para ver quem chegava primeiro à aula Inglês que era numa sala do R/C da S.E.. Ganhei, claro. A escada era íngreme, mesmo a pique, do 1o andar para o rés do chão, com uma porta para a rua mesmo ao fundo. Tropecei certamente nos meus próprios pés ou estes resvalaram num dos estreitos degraus. Não importa. Quando dei por mim tinha aterrado de boca na ombreira esquerda da porta (sorte mesmo à tuga, claro está, se não fosse a ombreira da porta tinha ido parar à estrada porque a porta estava aberta).

Levantei-me, com aquela sensação trémula nas pernas e a pensar "O que é que aconteceu?? Ainda agora estava ali em cima. Ah, caí.". Levei a língua aos dentes da frente e senti que faltava ali qualquer coisa. Não interessava muito, nem pensava nisso e também não me doía nada.

A mãe da A.L. levou-me de novo ao primeiro andar e lavou-me a cara e a boca. Nem uma gotinha de sangue apareceu a fazer a festa, tal era a ruindade (e ainda hoje estou para saber como). Voltei a descer a escada, desta vez com cuidado, e lá fomos nós para o Inglês.

Só mais tarde, quando os meus pais saíram dos seus trabalhos (e a aula de inglês acabou) é que fui ao dentista (sim, só parti mesmo os dentes, nem os óculos sofreram um arranhão que fosse, quanto mais os ossos). 

Mas já não se pode cair assim. Porque toda a gente acha que, se não se alarmar de imediato os pais e não se levar os meninos de imediato ao hospital, das duas, uma, ou se é cancelado pela sociedade porque se é um mau pai (E muita sorte se não lhe retirarem os filhos) ou se é cancelado pela sociedade porque não se informou os pais da criança de que esta estava em agonia, já meio-morta. Muito mais morta na percepção dos outros do que na dela própria, que até nem lhe dói nada. No meu tempo dizia-se "já passou" dava-se uma palmadinha da ombreira da porta enquanto se a chamava de "má" porque "fez mal à menina" e estava o assunto arrumado.

E é por isso que, hoje em dia, é tudo uma cambada de maricas. Todos. Os pais com excesso de zelo, com medo de serem julgados e cancelados pela sociedade que se julga polícia da moral, os educadores com medo dos pais com excesso de zelo não querem (e bem) ser os responsáveis por uma remota possível desgraça maior e despacham o assunto para quem o resolva e fique com as consequências e as próprias criancas, que vão herdar esta mariquice toda, já não basta que não se desenrascasquem sozinhas em nada...

É urgente descomplicar as cabeças, "desmaricar" comportamentos e para isso talvez baste dizer mais vezes que "já passou" porque, mesmo que não tenha passado, passa logo mais depressa. O pânico gera pânico, toda a gente devia reconhecer isso.


Sejam felizes, sonhem e "desmariquem" essas cabeças! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem publicada n°200

Pensei em dissertar sobre as amarguras da vida, a pouca sorte. A inveja das coisas dos outros. O facto dos outros terem sempre mais, melhor e mais fácil. Dos outros não terem problemas e de terem saúde e sorte 365 dias por ano. De tudo lhes correr bem, como planeado e sem dissabores. Pensei depois que tudo isso é uma ilusão. Que todos achamos isso dos outros e que nós também somos os outros na percepção deles. Que amarguras todos temos, apenas uns gostam mais de falar delas que outros. Pensei que a pouca sorte depende sempre do ponto de vista, da circunstância, do momento. Do estado de espírito. Daquilo que para cada um de nós é mais relevante. Do que mais nos importa conseguir ter ou atingir. Pensei que a inveja só existe porque na verdade não calçámos os sapatos do outro. Porque à distância tudo parece bonito e fácil, mas ao perto não é bem assim. Que nem toda a inveja é má, mesmo que nos deixe um amargo de boca. Às vezes a inveja é a gasolina para fazer andar o nosso motor, aquele q

Penny... Penny... Penny

A minha POC (que, como já vos disse um dia, não foi diagnosticada, mas está altamente comprovada) consegue ser bastante cansativa. Obriga-me a demorar o dobro ou o triplo do tempo a fazer as coisas e dá-me cabo do juízo. Sim, eu sei, é difícil entender como raio é preciso verificar 2 e 3 vezes se está realmente fechada uma porta que se acabou de fechar. É difícil aceitar que um objecto deva estar milimetricamente alinhado em cima do móvel ou o caos está instalado naquela divisão. É difícil entender como alguém não consegue resistir à necessidade, aparentemente infundada, de fazer a coisa A ou de não fazer a coisa B. É difícil mas, por favor, mesmo que custe, aceitem e ao menos finjam que entendem. Porque não é mais fácil para quem tem que lutar diariamente com estes fantasmas. É cansativo, desesperante. Eu sei que fechei a porta e acabei de confirmar, mas a minha cabeça só descansa se verificar novamente. E voltar a verificar depois. Pode ser a porta de casa, como pode ser a do carro o

Ela é que manda nas outras e eu digo "Oh Cristina, não sejas assim!..."

Brinquei muito sozinha. Não tenho irmãos e a prima mais próxima em idade só mais tarde se tornou minha amiga. As outras primas a seguir estavam longe, só brincávamos duas vezes por ano e a outra prima só apareceu 8 anos depois de mim (o que é uma seca quando se quer brincar a sério. Sim, brincar a sério exige uma idade para tal; antes disso não se sabe brincar a sério, só se brinca a brincar e isso não tem graça nenhuma). E sim, isto de ser família não significa que as pessoas estejam todas próximas e muito menos que gostem todas umas das outras (às vezes só fingem que gostam e outras tantas gostam mas, de repente, deixam de gostar). É por isso que se diz que os amigos são a família que escolhemos. A que nos calha em sorte à nascença nem sempre nos enche as medidas e temos que mandar vir de fora. Voltando ao ponto. Brinquei muito sozinha. Não tenho irmãos, as primas estavam longe (emocionalmente, em espaço ou em idade) e, por isso, grande parte do tempo era passado a brincar sozinha. P